16 julho 2004

welcome to the twilight zone

hoje fui ao ispa. oh, desgraça. this is gonna be a long one.

para começar, saí de casa às 3 para ir ter com um professor que estava lá das duas e meia às quatro e meia, o que já de si foi uma coisa inteligente.
encontrei o daniel [i had a feeling i would, for some reason], 'ah, vem comigo à biblioteca', lá fomos nós buscar o bonito papelinho azul que eles inventaram com o único propósito de dizer "eu quero ler esta monografia. posso?", para ser assinado pelo dito professor.
fomos até lá acima, pelos meandros labirínticos do ispa, até ao gabinete onde era suposto estar o senhor antónio pires. mas não estava lá ninguém. making a long story short, eu decidi esperar até às quatro e meia, entretanto chegou uma rapariguinha do 5º ano que tinha marcado um atendimento com ele precisamente a essa hora e ao qual ele já tinha faltado a semana passada, e depois a Mónica com o projecto para lhe entregar. ele não veio. esta era a última semana em que podíamos falar com ele.
roguei-lhe muitas pragazinhas.
assim, resolvi o meu problema da assinatura com o prof. camilo inácio, que não tem um cú a ver com aquilo para que preciso da monografia, mas sabe escrever o nome, e parece que só é preciso isso. é ridículo: decidem tirar fisicamente as monografias da biblioteca porque há muita gente simplesmente a fazer copy-paste [tudo bem], mas chegam ao ponto de apagar dos computadores o directório com a lista das ditas. tipo, aquilo só diz o título, que mal é que pode fazer sabermos isso? então como é que é suposto nós sabermos o que é que existe? especialmente quando o sistema que implementam consiste num formulário em que temos de preencher o título e o nome de quem a escreveu... se isto não é ridículo, não sei o que é. devem querer que desenvolvamos poderes sobrenaturais de leitura de pensamento, deve ser da restruturação do curso.
entreguei o meu papel azul, depois de esperar hora e meia pela assinatura. segunda-feira posso lá ir buscar [não só são competentes como são céleres]. mas só para fotocopiar, deus nos livre e guarde de eu levar aquilo para casa!

entretanto estava a falar com o daniel sobre o meu exame de handicaps físicos e sensoriais, que é o único que me falta fazer e para o qual ele fez a gentileza de me inscrever, quando ele me diz que tem a sensação de que me inscreveu para a segunda chamada, porque era a única folha que havia lá. ora, eu queria fazer o exame na primeira chamada. fomos confirmar ao dossier nos serviços académicos e, de facto, estava o meu nome na folha da segunda chamada, sendo que a da primeira já teria sido retirada. fui falar com o senhor para saber o que se passava. ORA, o regulamento diz que temos de nos inscrever para os exames o mais tardar 48 horas antes da data de realização dos mesmos: a 1ª chamada é dia 19, segunda-feira que vem; faz sentido que a folha já lá não esteja hoje, mas não faz sentido que não lá estivesse segunda-feira passada, que foi quando a minha inscrição foi feita. entre 48 horas e uma semana ainda vai um bocado. o que vale é que o senhor dos serviços académicos é simpático e deu-me razão e diz que eu posso ir lá segunda e dizer ao prof o que se passou e ele pode deixar-me fazer o exame. não é que me chateie fazer só dia 23, mas é o princípio da coisa que está errado. são incompetentes e isto irrita-me! mas dão-se ao luxo do paradoxo de levar as quarenta e oito horas à letra... não é dois dias antes, é exactamente quarenta-e-oito-horas antes da realização do exame: se o exame é às 11h30, tens de te inscrever até às 11h30, não até ao meio-dia ou - loucura! - até às quatro da tarde. eu já vi isto acontecer.

o [senhor doutor] daniel analisou isto como um teste que o ispa faz à nossa percepção da realidade, ou seja, no fundo isto é para o nosso bem. se conseguirmos sair dali após cinco anos sem estarmos psicóticos, estamos bons para trabalhar. quando acabarmos o curso vamos ter resmas e resmas de certificados em coisas que não sabíamos estar a ser formados.
eu acrescentei [porque os bons trabalhos têm sempre dois apelidos, que parece bem nas referências bibliográficas] que no fundo isto é um treino zen da nossa capacidade de paciência e que finalmente podemos responder à questão what is the matrix?. the matrix é o ispa. aquilo não é para entender, é uma realidade alternativa. there is no spoon.

encontrámos a Rita, que vai fazer melhoria a uma cadeira. tudo bem. mas não é assim uma coisa ao calhas. ou melhor, é, porque é no ispa. então, recordemos: a cadeira em questão é Exame Psicológico; alguns de vocês podem lembrar-se de eu andar a fazer uns testes a um miúdo, há uns tempos - é essa cadeira. ora, esta é uma cadeira semestral, o que significa que os alunos da noite [moi-même e outros] a tiveram no 1º semestre e os da manhã a têm no 2º. quando eu fiz a cadeira, o trabalho prático era não só obrigatório como valia 40% da nota, o que por si só já motiva a get on with it. mas na passagem do 1º para o 2º semestre [e deixem-me sublinhar, como se fosse preciso, a meio do ano] os professores decidiram que se calhar já não era obrigatório... ora, isto não só é injusto [se bem que os alunos que tiveram a cadeira depois de nós não têm culpa nenhuma] como levaram imenso tempo a tomar uma decisão definitiva, deixando os alunos no limbo. acabou por ficar opcional. tem sido tradição as notas dos trabalhos serem altas, ao invés do que acontece nas frequências. no entanto, quem faz exame, mesmo para melhoria, perde a nota do trabalho. isto quer dizer que a Rita perde o 17 do trabalho se quiser melhorar o 10 da frequência. isto faz sentido? não. é o ispa! é que é especialmente irritante o facto de para eles ser igual ao litro se nós subimos ou não a nota, não lhes aquece nem arrefece a vida, por isso porque é que só se lembram de coisas que nos lixam a vida? argh. e aumentaram o preço das melhorias em 5 euros. de repente podemos fazê-las em julho, mas em setembro já serão mais caras.

outra coisa é que parece que este ano começaram a baixar as notas dos alunos. sim, os mesmo critérios avaliativos, os mesmos testes, só que notas mais baixas. parece que começou a haver pressões da pública, we were getting too smart, apparently. eu odeio são estas rivalidadezinhas estúpidas pública-privada, especialmente quando ando numa escola que sei que é boa, mas isto já roça a parvoíce... então agora querem que nos baixem as notas porque elas são boas? eu nem falo por mim, que as minhas notas não são nada de especial, mas se o ispa tem fama de formar bem os licenciados e lhes dão preferência a licenciados de outras instituições, o que é que querem fazer...? eu percebo o problema, mas não é esta a solução. não sei qual é, mas não é esta.
once again, o que hoje é um 7, amanhã pode ser um 17. there is no spoon. there is no fork. there is no silverware at all.


desculpem o desabafo.


ah, e o messenger não me deixa entrar hoje porque é estúpido. so no me for you today.


P.S. - tivémos 19 no trabalho de dinâmicas.

listening to fiona apple in my head

4 comentários:

Anónimo disse...

Honey, you had me at the first line :P

E sim, Ispa sucks. E o Pires sucka ainda mais. Invenções oh-tão-modernas como se calhar telefonar a avisar que não queria... err, que não podia dar atendimentos são demasiado para uma mente ultra-avançada.
Cá para mim ele teve a ler um gibi da mónica na casa de banho. Deus os perdoe se alguém os apanha a lerem algo com menos de 800 páginas.

Anónimo disse...

Btw, that was me :P

Daniel

Anónimo disse...

a cena das monografias eh totalmente ridicula oO, como e que eh suposto saberem o que existe? ou tb tem de preencher um formulario para terem acesso ao que existe? seria interessante terem de preencher um formulario para terem acesso ao formulario que dava acesso ao formulario para terem a listagem das monografias (sim isto eh do sono)

a coisa de uma cadeira num semestre ser de uma maneira e no outro ser doutra, aconteceu cmg este ano tb, eu fiz fisica experimental no 1o semestre, e quem chumbou no exame, pode repetir (tipo 2a chamada), este semestre o prof disse q nao ia haver 2a chamada prakilo(no entanto os mocos foram resmungar e com razao mas n sei como ficou) Oo.... so o problema eh mm inerente ao ensino superior portugues :P

kick messenger, and kick it hard!

Dark ***

Bogas disse...

Ó, filha, se achas que isso é problemático, havias de andar na FLUL. Isso sim, é a Matrix. Tens exames em Setembro? Pois tens, mas só se tiveres 8 ou 9 na cadeira. E em Julho? E em Fevereiro, para as semestrais? Isso é férias, deixa-te estar quieto. Frequências? "Desconhecemos o conceito"... Pois. E depois tens professores a dizer que "a avaliação é contínua e global" (faz-me lembrar o liceu, but that's me) em turmas de 50+ alunos. Ao menos, a biblioteca é boa (para fazer trabalhos, se queres fazer teses académicas a sério, vai a outro lado)...