01 janeiro 2006

pela escada excessivamente abaixo ou o primeiro post de 2006

a minha alma partiu-se como um vaso vazio
cahiu pela escada excessivamente abaixo
cahiu das mãos da creada descuidada
cahiu, fêz-se em mais pedaços do que havia loiça no vaso

asneira? impossivel? sei lá!
tenho mais sensações do que tinha quando me sentia eu
[sou um espalhamento de cacos sobre um capacho por sacudir]

fiz barulho na queda como um vaso que se partia
os deuses que ha debruçam-se do parapeito da escada
e fitam os cacos que a creada d'elles fêz de mim

não se zangam com ella
são tolerantes com ella
o que eu era um vaso vazio?

[olham os cacos absurdamente conscientes,
mas conscientes de si-mesmos, não conscientes d'elles]

olham e sorriem
sorriem tolerantes à creada involuntária

alastra a grande escadaria atapetada de estrêllas
um caco brilha, virado do exterior lustroso, entre os astros
a minha obra? a minha alma principal? a minha vida?
um caco.
e os deuses olham-o especialmente, pois não sabem por que ficou alli


apontamento, margarida pinto [a partir do poema de álvaro de campos]

Sem comentários: