16 fevereiro 2006

não despejem, disse ela

sim, eu sei, vocês estão loucos para saber o conteúdo da minha frequência de antropologia filosófica de hoje.
não peçam mais, pronto, eu digo. contrariada, mas digo.


Grupo I

1 - Analise e comente as noções de saber antropológico que Coreth pretende sublinhar quando pergunta: o que é o homem?

2 - Como explica Aristóteles o acto de pensar? Porque necessira este autor de recorrer à existência de dois intelectos para explicar o conhecimento intelectual? Dê a sua opinião quanto à explicação deste acto feita por este autor.

3 - Poder-se-á ou não considerar Kant como o primeiro autor a construir uma antropologia filosófica? Porquê? Justifique a sua tomada de posição.
[eu disse que não. toma!]

Grupo II

Analise e comente o texto que a seguir se propõe à sua reflexão. Sublinhe os conceitos chave do seu autor e as pretensões críticas por ele sustentadas quanto à metafísica tradicional.

"A grandeza do homem está em ele ser uma ponte e não uma meta; o que se pode amar no homem é ser transição e perdição. Amo os que só sabem viver com a condição de perecer porque perecendo se superam. Amo aqueles que não precisam de procurar para além das estrelas uma razão para perecer e se sacrificar, mas que se imolam pela terra, para que a terra venha a ser o império so Super-homem. Amo o que trabalha e inventa a fim de construir um dia a residência do Super-homem e prepara a sua vinda à terra, o animal e a planta; é assim que à sua maneira deseja a sua própria perda. Amo o que ama a sua própria virtude; porque a virtude é desejo de perecer flecha do infinito desejo."
F. Nietzsche, Assim falava Zaratustra, Porto, Guimarães Ed., 1985, 15

2 comentários:

bluesboy disse...

1 - Analise e comente as noções de saber antropológico que Coreth pretende sublinhar quando pergunta: o que é o homem?

Eu acho que este Coreth, bem como essa malta toda da antropologia precisa é de sair da idade do armário, pah. E o que é. Tudo para o divã! :P

"O que é o homem?". Ai ai... onde é que já se viu pergunta dessas se não num literato movido a Ballantines? :P

Espero que tenha corrido bem ;)

**

inês disse...

Pois olha que eles conseguem fazer isto render um ano inteiro! Quando me inscrevi nesta cadeira pela primeira vez (no longínqui 1o ano...), chegámos ao cúmulo de perguntar "o que é perguntar?". Para mim foi o ponto de suicídio mental. Felizmente, agora percebo isto melhor ;) Correu benzinho, obrigada ;)